segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Analista de mercado? Corra longe!

Sejam iniciantes ou veteranos, muitos investidores caem na lábia destes “profissionais”. Usando terno com gravata e possuindo um linguajar forte de “economês”, eles conseguem iludir muita gente.
Iludir? É isso mesmo, iludir!
Em primeiro lugar, vamos imaginar alguém que realmente ganhe dinheiro com o mercado de ações. Alguém que conhece e já passou pelos ciclos de euforia e de desespero. Já viu alguns bull e bear markets de perto. Conhece o movimento típico da manada e consegue avaliar sabiamente a saúde das empresas.
Agora me diga. Será que este cara vai trabalhar para uma corretora para aparecer em vídeos e produzir alguns artigos na tentativa fútil de prever o quanto o Ibovespa estará no final do ano que vem? Esse cara vai ficar prevendo preço-alvo de uma empresa e divulgando isso para todos?
Se você fosse dono de uma empresa que trabalha com o mercado de ações (por exemplo, uma corretora ou uma administradora de um fundo de ações), você colocaria uma pessoa deste nível para fazer este tipo de trabalho?
Se você possuísse este tipo de perícia, você se sujeitaria a fazer isso? Difícilmente.
Uma pessoa deste porte seria o próprio dono ou administrador de um fundo. No mínimo um grande investidor individual. Vide o histórico de verdadeiros grandes investidores e vejam o que eles fazem.
Então para que estes “analistas” existem? O que eles ganham?
O que eles ganham não. O que a empresa deles ganham!
99,9% desses analistas trabalham para alguma corretora. E as corretoras ganham dinheiro em cima das taxas de corretagem. Logo, quanto mais seus analistas falarem, mais eles conseguem influenciar a manada a cair na jogatina e mais as corretoras lucram. Investidores que investem regularmente e fazem poucas trocas (assim como eu) pouco geram retornos a essas corretoras.
Vou colocar um exemplo real que sintetiza tudo que estou dizendo. Veja a carteira CBN e sua descrição:

"A Carteira CBN foi criada em dezembro de 2004. Trata-se de uma carteira virtual que reúne as ações mais indicadas por corretoras como boas alternativas de investimento para o ano. Sempre no mês de dezembro, cada corretora faz uma indicação de carteira de ações para o ano seguinte. A Carteira CBN é composta das dez ações mais indicadas por esse grupo de corretoras."


Em suma, é uma carteira que reúne a recomendação de analistas de 10 diferentes corretoras. Veja que em momentos de subida, a carteira muitas vezes perdeu de lavada. Em momentos de caída, a diferença não foi convincente. Somente em 2010 que ela teve um desempenho um pouco razoável, mas nada que apague os anos anteriores. Por ser sugestões de pessoas que estudam o mercado, seria normal esperar algo melhor, não acham?
Então para que vou seguir recomendações que sofrem para bater o iBovespa? Como posso confiar em uma análise dessas? Não faz sentido!
Recomendo fortemente a vocês a ignorarem totalmente estas recomendações. Façam suas análises. Estudem. Não tenham pressa de entrar. Cada segundo que o investidor gasta analisando é o dinheiro que se deixa de perder e a garantia de obter o sucesso.

3 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo Blog. Entendemos que a divulgação de informações e o debate sobre economia, mercado de capitais e governança corporativa é muito importante e cada dia mais necessária. Nós lutamos pelo respeito aos acionistas minoritários e por melhores práticas de governança. Visite o nosso site e deixe seu comentário. Queremos conhecê-lo e saber a sua opinião. www.transparenciaegovernanca.com.br
    Abraços,
    Equipe Transparência e Governança
    @T_Governanca
    wwwfacebook.com/transparenciaegovernanca

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post!
    Infelizmente a maioria dos iniciantes caem na mão das corretoras/analistas e alguns acordam e descobrem o seu próprio método, já outros perdem e saem amaldiçoando o mercado de ações.

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. Olá TG
    Parabéns pelo seu trabalho em informar nós, os acionistas minoritários. Parabéns pela iniciativa.

    Olá ITM
    Isso é verdade. Eu tive sorte de nunca ter me guiado por esses analistas.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.