domingo, 5 de agosto de 2012

Atualização da planilha de rendimentos


Conforme falei na postagem do fechamento do mês de julho, realizei uma atualização da planilha de cálculo de rendimentos mensais. A atualização é devida a alguns aspectos que foram informados por alguns leitores do blog. Vejamos o exemplo abaixo:



Na imagem acima, a antiga planilha acusou um rendimento histórico de 1,19%. Mas o investidor aportou R$2.000, e sua carteira no final do período valia exatamente os R$2.000. A planilha deveria indicar uma rentabilidade zerada.
Agora vejam a imagem na nova planilha:



Já na nova planilha, o cálculo de rendimento histórico foi o correto.
A diferença entre a antiga e a nova é que a planilha anterior realizava o cálculo do rendimento histórico em relação ao valor inicial da cota, ou seja, valendo sempre 1 real. Entretanto, os aportes seguintes não pesavam no cálculo. Aportes realizados quando a cota estava mais cara ou barata não influenciavam.
Já na nova planilha, há uma espécie de preço médio. Ao realizar o aporte, a planilha calcula qual o seu novo “preço médio de aquisição”, e calcula seu rendimento histórico. O cálculo do rendimento anual é o mesmo, só que cada ano possui um “preço médio” diferente. O cálculo mensal continua sendo entre cotas, e o preço médio não é levado em consideração.
Para quem já baixou a planilha e fez uma comparação com a planilha antiga, observou que a aparência é a mesma, só que as informações de “preço médio” estão ocultas. Se observarem, as colunas “G” e “H” não aparecem. Nestas colunas estão inseridos os cálculos adicionais. Você não precisa se preocupar com isso, a menos que esteja com curiosidade.
Diante da alteração, muitos leitores me enviaram questionamentos em relação ao grande trabalho que terão para modificar a planilha mais uma vez. Para os que fizeram grandes modificações na planilha antiga (cores, renomeações, adição de novas funções, etc), há uma forma de transformar a sua planilha na nova planilha. Fiz uma passo a passo no Excel 2007. Para outros programas de planilha, será necessário saber qual o botão ou função correspondente. Segue o passo a passo:

-Abra sua planilha antiga. Clique com o botão direito do mouse exatamente em cima da letra “G” e selecione a opção“Inserir”. Faça este procedimento duas vezes.



Após isso, sua planilha terá 2 novas colunas, conforme imagem abaixo:



Baixe e abra a nova planilha. Com o botão esquerdo do mouse (o botão normal), selecione as colunas “F” e “I”. Após a seleção, clique com o botão direito exatamente em cima de uma das duas letras e selecione “Reexibir”. 



Aparecerão as colunas ocultas da planilha (G e H), conforme a imagem abaixo:



Após isso, dê um clique na célula G7. Não clique em mais nada e vá abaixando a página até localizar a célula K247. Localizou? Se sim, faça o seguinte: pressione “Shift” no seu teclado e, mantendo-o pressionado, clique na célula K247. Você vai observar que com este procedimento, várias células estarão selecionadas. Após isso, clique com o botão direito em qualquer uma destas células selecionadas e clique na opção “copiar”, conforme imagem abaixo:



Não digite e nem tente mais nada. Volte para a sua planilha. Clique com o botão direito na célula “G7” e selecione a opção “Colar Especial...”.



Na janelinha que abrir, selecione a opção “Fórmulas” e clique em OK.



Pronto, a planilha agora estará calculando corretamente. Só falta ocultar as colunas G e H. Para isso, selecione essas duas colunas (clicando em cima da letra G e arrastando para a letra H). Depois de selecionadas, clique com o botão direito e cima de uma das duas e escolha a opção “Ocultar”.



Agora sim está acabado o processo. Entretanto, você deverá realizá-lo em todas as suas abas. Não se estresse. Com um pouquinho de prática, este procedimento demora cerca de 2 minutos (ou menos). E de quebra aprende algumas novas funções do Excel.

Para quem não fez profundas modificações na planilha antiga, apenas transporte os valores de aporte e de carteira para a nova.

A planilha poderá ser baixada por AQUI.

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário.

158 comentários:

  1. Legal a explicação, foi +ou- o q eu fiz depois de elogiar a senhora sua mãe :P
    Rsrsrs
    Agora vou me inscrever nos comentarios para observar sua didática budista!! (serio, continuo desejando q toda sua dedicação retorne em excelentes rendimentos p sua carteira :)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :). A orelha da minha mãe estava quente quando eu divulguei esta alteração, kkkkk.

      Excluir
  2. Deixa eu falar umas coisas AdP:

    1º Não sei se aconteceu com todo mundo, mas essa planilha nova ficou hiper pesada no meu micro. Eu uso Broffice 3.1 e tenho um computador poderoso: I7-2600K com 4GB de Ram.

    2º Tentei tirar algumas pastas para deixar o arquivo mais rápido e travou tudo aqui. Então podemos até mudar os nomes das pastas, mas não podemos excluir.

    Um abração AdP e obrigado pelo cuidado e capricho com a planilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike, AdP,
      Acho q os graficos pesam demais a planilha, como disse, uso o google docs, q não aceita muito bem esses graficos, apago todos e a planilha fica levinha
      Bjs

      Excluir
    2. No meu PC roda de boa. Não sei se o BROffice faz alguma conversão na hora de abrir a planilha, o que poderia justificar a lentidão. Nunca testei abrir em nenhum outro programa que não seja o Excel. Talvez mais alguém que já abriu possa comentar.

      Abraços

      Excluir
  3. Agora entendi as mudanças. rsrs

    Obrigado ADP. Continuarei usando a planilha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A planilha nova voce disponiobilizou a partir de hoje? Como só testei a outra vou baixar a nova.

    ResponderExcluir
  5. Fala, AdP!

    Pois então, como eu ti falei antes, eu fiz uma planilha minha mesmo e controla o dia do aporte também, pois depende da cota no dia.

    Não cheguei a fazer testes pra ver se faz diferença, mas é o cálculo mais exato. Não sei como seria para implementar na sua.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Dimarcinho. Poderia disponibilizar a sua para estudarmos? Não precisa deixar ela filé igual a do ADP. É somente para comparar as fórmulas

      Ou se puder enviar ela por email, por favor: blogganhandomuito@gmail.com

      Abraços
      Ganhando Muito

      Excluir
    2. A minha é muito simples mesmo!!! rsrsrs

      Como eu tenho só investido em uma classe de ativos (ações), não tem as várias abas da planilha do AdP que consolida e tals.

      De qq maneira, posso enviar sim, mas só mais tarde, pois ela está no meu PC de casa.

      []s!

      Excluir
    3. Olá Dimarcinho!

      Manda pra mim tb: blogdocorey@gmail.com

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    4. Sem problemas. É só para podermos comparar o seu método de calcular o rendimento.
      Muito obrigado.

      Abraços
      Ganhando Muito

      Excluir
    5. Ganhando muito,

      meu cálculo é exatamente o mesmo cálculo do INI, que o AdP postou o link aki qdo começou a explicar o sistema de cotas, q eu tb não conhecia.

      Ou seja, no dia que é feito o aporte/retirada, eu tenho que verificar quanto está o patrimônio pra poder saber qtas cotas estarão sendo compradas.

      E pra ver a rentabilidade eu verifico no último dia útil do mês, considerando aporte = 0.

      Vou enviar pra vcs, pode deixar!

      []s!

      Excluir
    6. INI: http://www.ini.org.br/ini/site/informativo/Informativo_janeiro_2007.pdf

      Esse outro artigo mostra como montar a planilha: http://fundamentus.com.br/pagina_do_ser/InvestingReturns.htm

      Porém o conceito de preço médio que o ADP implantou na planilha muda algumas coisas né? Será que daria para usar o conceito de preço médio e o de aportes?

      Abraços

      Excluir
    7. Bom, alguma diferença pode dar, mas o AdP mesmo havia dito q era algo pra ser mais simples mesmo.

      Foi este método aí mesmo q eu coloquei na minha tabela.

      []s!

      Excluir
    8. Só para reforçar, esta planilha calcula corretamente a rentabilidade histórica sem precisar indicar o dia correto do aporte.

      Abraços

      Excluir
  6. Estava testando e tentando adaptar minha planilha e reparei o seguinte:

    Em um mês que fiz uma retirada e minha carteira não valorizou nada no mês, houve uma valorização no ano e histórica. Porquê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz mais simulações e reparei uma anomalia.

      Faça o seguinte:

      3 meses em que a carteira não se valoriza mensalmente.
      Nesses 3 meses coloque:
      1 mês com retirada.
      1 mês sem aporte.
      1 mês com aporte.

      O certo seria não haver valorização anual e nem histórica, uma vez que não houve valorização mensal.

      Excluir
  7. Conclusão:

    Ainda que não haja valorização nenhuma no mês, toda vez que houver aporte a valorização anual e história diminuirão. Quando houver retiradas, a valorização aumentará.

    ResponderExcluir
  8. Putz ADP deve estar com o ouvido quente hein.

    Vou alterar aqui e passar a informar conforme a nova tabela na minha atualização.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro, desculpa pela minha ignorância, mas me diga se eu estraguei sua planilha ou se ela está com algum erro? Como pode uma queda de 6,43% fazer cair mais de 10 pontos percentuais a rentabilidade anual e histórica? Alguém me explica? Grato.

    % mês % ano Histórico
    4,31% 4,31% 11,11%
    8,33% 13,00% 20,37%
    4,45% 14,34% 19,68%
    0,49% 16,74% 22,92%
    -6,43% 5,28% 9,40%
    0,35% 4,63% 7,91%
    0,81% 4,97% 7,88%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual os valores de aporte e de carteira?
      Faça o seguinte: some todos os seus aporte e compare com o valor da carteira. Sua carteira será 9,40% maior.

      Abraços

      Excluir
  10. Deu certo, Obrigado!!
    Mas minha falta de raciocínio lógico me impede de entender o motivo de tamanho impacto da queda de 6,43% no resultado histórico. Qual a explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tempos e movimentos diferentes, não é um cálculo tão intuitivo qto parece!

      Excluir
    2. Provavelmente você fez um aporte de grande valor antes da carteira sofrer -6,43%. Ou seja, você comprou muitas cotas na alta. Como o aporte foi de grande valor, seu preço médio subiu muito. Por isso a grande desvalorização histórica.

      Abraços

      Excluir
    3. Hmmmmmmmmmmmmm....
      Exatamente isso que aconteceu: aportei R$ 1.500 em maio, e vi esse valor evaporar no decorrer do mês. Ainda bem que liquidei minha posição e salvei o desastre da OGX e a queda expressiva da MYPK3 e BRSF3.
      Obrigado pela explicação, dimarcinho e alémdapoupança.
      Continuem com o bom trabalho!!! Abraço!!!

      Excluir
  11. Olá, uma dúvida, se por exemplo retiro parte de minha alocação em FII, vendo cotas e transfiro para ações, então o aporte do mês nos FII será negativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo
      Dê uma lida aqui:

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Abraços

      Excluir
  12. Olá AdP!

    Fiz exatamente este procedimento, o que me economizou MUITO tempo, rsrs, são ao todo 27 planilhas utilizando este sistema e sempre recomendo, calcular a rentabilidade sem ilusões evita projeções irreais dos investidores. :)
    Obrigado por compartilhar essa ajuda pública para as finanças.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Estava testando e tentando adaptar minha planilha e reparei o seguinte:

    Em um mês que fiz uma retirada e minha carteira não valorizou nada no mês, houve uma valorização no ano e histórica. Porquê?

    Fiz mais simulações e reparei uma anomalia.

    Faça o seguinte:

    3 meses em que a carteira não se valoriza mensalmente.
    Nesses 3 meses coloque:
    1 mês com retirada.
    1 mês sem aporte.
    1 mês com aporte.

    O certo seria não haver valorização anual e nem histórica, uma vez que não houve valorização mensal.

    Ainda que não haja valorização nenhuma no mês, toda vez que houver aporte a valorização anual e história diminuirão. Quando houver retiradas, a valorização aumentará.

    Me explique se isso é correto.

    ResponderExcluir
  14. Olá ADP,

    Baixei a nova versão da planilha, como tenho pouca informações fiz a migração das informações. Porém, não senti diferença alguma de uma para a outra, a unica coisa que percebi é que realmente tem 2 colunas ocultas e no meu consolidado a única diferença foi de + 0,01%.
    Porque que o % do ano e do hitórico são iguais? Ou quando mudar de um ano para o outro o percentual historico mudará?
    abraço.
    Lih (feminino) rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto deve estar acontecendo porque você só fez um aporte no começo do seu investimento. Se fizer apenas um único aporte, a duas planilhas calcularão do mesmo jeito.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá ADP,

      Estou com uma duvida.

      No meu histórico de operações aconteceu o seguinte:

      3 meses em que não houve valorização da carteira, apenas movimentações.

      1 mês sem aporte, 1 mês com aporte e 1 mês com retirada.

      Depois disso realmente não houve valorização mensal; contudo, houve valorização anual e histórica.

      Porquê?

      Excluir
  15. Eu reparei que, quando há valorização da carteira sem haver aporte, as cotas se valorizam, contudo o preço médio anual e histórico não, uma vez que ele só se altera quando efetuamos compras.

    Porém, quando efetuamos retiradas, ele também está se alterando, isto é correto: alterar o preço médio na venda? Pode interferir em algum calulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova planilha utiliza uma "espécie de preço médio" e não "preço médio". Está lá no 5º parágrafo da postagem.

      Excluir
    2. Entendi. Então nesse caso as vendas podem alterar esse "preço médio".

      Você já leu ou mesmo acompanha o site HC Investimentos?

      Ele tem um artigo "Como Calcular a Rentabilidade de um Investimento" e uma planilha que calcula a valorização da carteira por meio do mesmo método, contudo os valores divergem da dele para sua.

      Depois dê uma olhada e me fale se as duas estão certas, ou se precisão de alterações.

      Excluir
  16. Se eu fizer o seguinte calculo:

    (Valor atual da carteira - Valor Aportado até o momento)/Valor Aportado até o momento

    Eu saberei a rentabilidade histórica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois esta é sua rentabilidade histórica. Mas a planilha faz este cálculo pelas cotas, não pelos aportes. Mas a rentabilidade histórica é igual nos dois casos.

      Excluir
  17. Acho que descobri onde está o erro.

    A planilha aceita múltiplos aportes no mês ou apenas um único aporte?

    Acho que é isso que deve estar causando a distorção, uma vez que ela considera a compra ou venda de cotas ao preço de fechamento do mês anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que erro? Que distorção?
      Tem que comprar do mês anterior, pois a cota é do final do mês. Como eu vou aportar em janeiro comprando cotas do final de janeiro?

      Excluir
    2. Minha situação é a seguinte:

      Fiz um aporte de R$ 100,00 no dia 10, no dia 15 e outro no dia 20.

      Entre cada aporte houve valorização/desvalorização.

      Pela planilha eu devo colocar apenas o valor total do aporte.

      Contudo, o valor final difere.

      Excluir
    3. Olá dimarcinho,

      Eu fiz a mesma observação, contudo o ADP não está entendendo meu questionamento.

      O certo realmente é verificar o dia do aporte, e principalmente se for fazer mais de um aporte no mês, e retiradas tambem.

      Porém, quando vc for calcular a rentabilidade historica, não deverá comparar o valor da cota ao valor inicial da cota pois dá errado.

      A metodologia do preço médio é o melhor, porém há uma inconsistencia, o preço médio se alterando na venda, isso interfere no calculo da rentabilidade.

      Me mande sua planilha tambem, por gentileza.

      Excluir
    4. Meu email é helisonmedina@hotmail.com

      Desde ja agradeço.

      Excluir
    5. Olá Helisson,
      O problema não é que eu não esteja entendendo o seu questionamento. O problema é que você não está dando informação suficiente.
      A planilha possui mais de 3000 espaços diferentes para preencher, com valores diferentes, e tudo que você diz é "fiz aporte", "fiz retirada". Como poderei te ajudar?
      E digo mais, a planilha está calculando de forma correta a rentabilidade histórica.

      Favor passar valores, com datas, algo mais detalhado. Assim eu poderei te mostrar.

      Você tem que me ajudar a te ajudar. Eu não sou adivinho.

      Abarços

      Excluir
  18. Vamos aos valores:

    Capital inicial 1000,00.
    1000 cotas a 1,00 cada.

    1º Mês
    Valorização de 1%
    Final do 1º mês - 1000 X 1,01 = 1010,00

    2º Mês
    Dia 10 aporte de 100,00 - Valorização de 1%
    Dia 15 aporte de 100,00 - Valorização de -0,5%
    Dia 20 aporte de 100,00 - Valorização de 1,5%
    Final o 2º mês - ?

    3º Mês
    Dia 10 aporte de 100,00 - Valorização de -0,5%
    Dia 15 aporte de 100,00 - Valorização de 1%
    Dia 20 aporte de 100,00 - Valorização de -1,5%
    Final o 3º mês - ?

    4º Mês
    Dia 10 aporte de 100,00 - Valorização de 0,5%
    Dia 15 aporte de 100,00 - Valorização de 1,5%
    Dia 20 aporte de 100,00 - Valorização de -1%
    Final o 4º mês - ?

    Gostaria de saber a rentabilidade mensal, anual e histórica?
    E depois entender se a influencia causada pela venda de cotas alterando o "preço médio" é relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, mais uma vez.
      A planilha precisa de aporte e carteira.
      Você está digitando aporte e valorização? Quem diz a valorização é a planilha, não você. Cara, você pelo menos leu alguma postagem? Você leu alguma coisa? Se não leu, não sabe nem preencher a planilha. Então como você tira conclusão?

      Caro Helison,
      Não é a primeira vez que tenha atrito com você.
      A outra planilha, que é a de registro de investimentos, era muito mais simples comparado com esta. Ela apenas registrava. No máximo ela possuía algumas contas básicas. Mas mesmo assim, você queria provar que a planilha estava errada, que eu to errado, que a Receita Federal estava errada, que todo mundo que utilizava a planilha estava errado, e só você estava certo.
      Estou eu pensando. Se com aquela planilha simples já tive atrito, imagine com essa.
      Aquela outra planilha você estava utilizando de forma errada, o que mostrou que você não se deu ao trabalho de ler a postagem. Pior, eu precisei falar 10 vezes que a planilha não calculava rentabilidade, mas você é muito resistente.
      Parece que você tem um prazer em tentar encontrar falhas ou erros. Sim amigo, qualquer sistema possui erros. Entretanto, você deveria ao menos utilizar a planilha de forma como ela foi criada. Você deve dizer o aporte e a carteira, e não digitar a valorização. Se você alterou a célula de valorização, você apagou a fórmula e a planilha estará errada.

      "Gostaria de saber a rentabilidade mensal, anual e histórica?"
      Olha como você me passa a informação:
      "Dia 10 aporte de 100,00 - Valorização de 0,5%
      Dia 15 aporte de 100,00 - Valorização de 1,5%"
      Meu Deus, a planilha é de acompanhamento mensal. Você leu isso? Se quiser uma de acompanhamento diário, faça então uma. Quero saber o aporte total do mês e o valor da carteira. Você quer abrir uma maça e encontrar caroço de laranja?

      Se realmente você tem boas intenções, entre em contato comigo por email que terei boa vontade em te ajudar. Entretanto, suas ações mais parecem de um troll. Não utiliza de forma correta a planilha, não entende o funcionamento, e diz que tá errada? Se você acha, bem, então não utilize. Mas se você tem boas intenções em realmente querer saber o funcionamento da planilha, entre em contato por email.

      Como mais uma vez está passando informações erradas de utilização da planilha, então seus comentários serão moderados. O espaço aqui é para ajudar outros leitores, e não confundi-los com desinformações.

      Abraços

      Excluir
  19. Caro AdP,

    Vejo que vc faz aportes mensais pequenos de 100,00, 200,00 reais. Vc investe no mercado fracionário? Minha corretora cobra corretagem de 6,70 por ordem e prefiro acumular um valor maior para comprar no mercado de cotas, isso é uma boa atitude?

    Abraços e parabéns pelo blog!!!

    Bracop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu aporte em um mês normal é de 1000 reais. Minha taxa de corretagem é de apenas 1 real por causa de uma promoção temporária que peguei da corretora Mirae. Mas acho sua estratégia muito válida sim. Os custos são um dos maiores inimigos do investidor.

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/02/os-8-maiores-inimigos-do-investidor.html

      Abraços

      Excluir
    2. Me expressei mal, as compras de ações individuais são de 100, 200 reais aproximadamente, o aporte de 1000 é dividido em várias ações o fracionário. corrigindo...

      Excluir
  20. Ola amigo,
    Acho que você tem que alterar a versão do arquivo.
    A versão desta última planilha é a 1.1 porém esta versão é a mesma da planilha passada.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O link da planilha desta postagem e da postagem antiga é o mesmo. Está atualizada.

      Abraços

      Excluir
  21. Olá Adp,
    primeiramente parabéns pelo seu blog (e pela planilha também).
    Estou com uma dúvida: Qual a diferença entre 'Rentabilidade Total' e 'Rentabilidade Histórica Acumulada'? São sinônimos? A questão é que há uma fórmula que calcula a 'Rentabilidade Total' no excel: SOMARPRODUTO(MULT(C5:C40+1)-1), sendo as células do intervalo C5 a C40 os valores das rentabilidades mensais da carteira. Fiz esse cálculo com os valores encontrados na sua planilha e o resultado foi diferente do último valor da coluna 'Histórico' . Por isso gostaria de saber a diferença.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,
      Não conheço esta fórmula. Mas utilizando minha planilha, se você somar todos os aportes feitos e comparar com o valor da carteira, a rentabilidade estará correta.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Adp,

      Acabei descobrindo aqui. Esta fórmula só funciona se não houver aportes.
      No caso em que houve aporte, deve-se utilizar os valores médios das cotas, como é feito na planilha.
      Está tudo certo.

      Abraços

      Excluir
  22. Amigo, onde eu coloco o aluguel dos FIIs? Obrigada! SÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será somado a sua carteira. Veja:

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Abraços

      Excluir
    2. Ainda não entendi direito. Por exemplo, recebi 20 reais de aluguel, no fim do mês os fundos estão valendo 1000, então devo colocar 1020 como valor dos fundos? Obrigada

      Excluir
    3. O valor total da carteira é a soma do investimento mais o que estiver parado em caixa. Então, se seu fundo vale 1000 e tem 20 reais em caixa, então sua carteira valerá 1020.

      Abraços

      Excluir
  23. Bom dia.

    A parte de cálculo da inflação tá funcionando certinho?

    Estou com uma rentabilidade total de 0,53%; coloquei uma inflação de 0,51%; a planilha indica um rendimento real de -0,507%. Como só faz dois meses que uso a planilha, só tenho as linhas de jun e jul preenchidas, e essa inflação foi a dos dois meses em questão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Provavelmente você fez alguma alteração na fórmula da planilha, pois ela calcula a rentabilidade do ano. Se só estiver preenchido jun e jul, ela não calcula a rentabilidade. Deve ser preenchido pelo menos dezembro.

      Abraços

      Excluir
  24. Olá ADP,

    Caso eu faça mais de um aporte no mês, eu devo colocar como na planilha?

    E se eu fizer, um aporte no inicio do mês, outro no meio e depois tirar um certo valor antes do fim do mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só fazer a soma de tudo. Retiradas são subtraidas.

      Abraços

      Excluir
  25. Adp.

    Olhei antes para ver se alguém já tinha feito essa pergunta mas não vi nada...

    Eu tinha uma aba própria para um fundo que invisto. Agora estou zerando a posição nele.

    Dados:

    Abr R$ 79,07 R$ 82,50
    Mai R$ 179,96 R$ 100,00
    Jun R$ 465,78 R$ 283,65
    Jul R$ 468,47 R$ 0,00
    Ago R$ 471,49 R$ 0,00
    Set R$ 0,00 -R$ 469,98

    A planilha não calculou a %mês e deu erro no cálculo da %ano.

    Como devo proceder nesse caso?

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Estou acompanhando um fundo pela planilha e acho que aconteceu algum erro no calculo da rentabilidade anual. Isso ocorreu após fazer uma retirada. Veja os numeros informados na planilha:

    R$ 37.280,34 R$ 36.724,94 36724,94 R$ 1,0151 1,51% 1,51%
    R$ 38.037,92 R$ 0,00 36724,94 R$ 1,0358 2,03% 3,58%
    R$ 31.573,98 -R$ 7.091,47 29878,25095 R$ 1,0568 2,03% 6,55%
    R$ 32.828,77 R$ 0,00 29878,25095 R$ 1,0988 3,97% 10,78%
    R$ 32.874,86 R$ 0,00 29878,25095 R$ 1,1003 0,14% 10,94%
    R$ 32.749,95 R$ 0,00 29878,25095 R$ 1,0961 -0,38% 10,52%
    R$ 33.637,41 R$ 0,00 29878,25095 R$ 1,1258 2,71% 13,51%
    R$ 34.202,41 R$ 0,00 29878,25095 R$ 1,1447 1,68% 15,42%
    R$ 22.112,34 -R$ 12.372,88 19069,65549 R$ 1,1596 1,30% 28,11%

    Observe que a rentabilidade anual era de 15,42% e passou para 28,11%, sendo que a rentabilidade no mês foi de apenas 1,30%. O que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vendeu muitas cotas no topo. As cotas vendidas valiam 1,14, o maior valor registrado.

      Além disso, em todo o período você aportou um total de R$17260,59 e sua carteira vale R$ 22.112,34, representando um ganho de 4851,75, ou 28,11% sobre o total aportado.

      Abraços

      Excluir
  27. Falando assim não dá para ajudar. Precisarei dos dados. Envie sua planilha para o meu email que tudo será esclarecido, da mesma forma que esclareci das outras pessoas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Olá AdP

    Por algum motivo não consigo utilizar sua planilha. Quando eu insiro os dados nas células azuis do Investimento 1 em todas as outras verdes aparece #VALOR!. O que eu posso estar fazendo de errado?!

    ResponderExcluir
  29. Também estou com o mesmo problema do anônimo acima.
    Segui as instruções das outras postagens preenchendo só o campo aporte do primeiro mês (primeira vez que vou utilizar a planilha e já tenho dinheiro guardado na poupança) e a planilha da erro.
    Fica exibindo a mensagem #VALOR! em todas as colunas verdes.
    Para ficar mais claro, coloquei 10 mil no aporte de janeiro (deixei a coluna carteira zerada), na carteira de fevereiro coloquei 11 mil e mais 1000 de aporte.
    Nesse momento a planilha já exibe o erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você colocou o que na célula de carteira em janeiro? Se deixá-la em branco vai dar problema. Você deverá preencher a célula de aporte e de carteira em janeiro.
      Na primeira vez, aporte é o dinheiro inicial e no final de janeiro você coloca o quanto seus investimentos valiam no dia 31/01.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, acho que entendi.
      Como é meu primeiro preenchimento, tenho que colocar o que já tenho na poupança guardado na parte de aporte e só no fim do mês após ter o total que rendeu eu preencho a parte da carteira do mês de Janeiro por exemplo.

      Excluir
    3. Exato. E o problem é o mesmo com o outro colega, que eu não tinha respondido por não ter visto antes.

      Abraços

      Excluir
  30. Com essa nova planilha, vejo o seguinte:

    A soma dos rendimentos mensal, anual e histórico é discrepante.

    O mensal > anual > histórico. Qual devo considerar? Qual a característica de cada um?

    Obrigado!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os rendimentos não podem ser simplesmente somados.
      A característica de cada um:
      Mensal-> Rendimento em relação ao mês passado.
      Anual-> Rendimento dentro do mês corrente.
      Histórico-> Rendimento de toda a carteira de investimento, do início ao fim.

      Você considera de acordo com o tempo que você achar relevante.

      Abraços

      Excluir
    2. 1) Qual o problema de se considerar o rendimento anual como a soma dos rendimentos mensais?

      2)Qual a distorção?

      3)Os resultados não deveriam ser idênticos (Soma Rendimentos mensais = rendimento anual)?

      4) É o sistema de cotas que produz tal distorção, porque pondera os aportes?

      Valeu, dude!

      Excluir
    3. É porque isso é matemática.
      Por exemplo, em juros compostos, se em todos os 12 meses do ano você conseguir um rendimento de 1% em cada um, você terá no ano um rendimento de 12,68%, e não 12%.

      Abraços

      Excluir
  31. Bom dia ADP, então estou tentando usar as suas planilhas e surgiu algumas questoes:
    1 quantas planilhas existem?
    2 quais são?
    3 quais planilhas são as atualizadas?
    4 tem um link direto até as planilhas atuais e corretas?
    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      1-duas planilhas. Se for contar com a planilha de empresas boas x empresas rins, serão três.
      2-Acompanhamento mensal e a de registro.
      3-todas elas são. Mesmo quando há a postagem de atualização de planilha, os links antigos são todos redirecionados para a planilha nova. Portanto, só há duas planilhas mesmo.
      4-
      Acompanhamento mensal - http://adf.ly/Mw9da
      Registro - http://adf.ly/MwA5P
      Empresas boas x ruins - http://adf.ly/3853258/tabela-empresas-boas-x-ruins

      Abraços

      Excluir
  32. Boa noite,
    Uso sua planilha desde o ano passado e percebi algo estranho. Infelizmente como o cenário atual as cotação caíram bastante, meu investimento foi zerado praticamente, no entanto o valor da cota está acima de 1. Está em 1,03. Teoricamente assim parece que estou com 3% de rendimentos. O que pode ser???
    Olha como ficou:
    http://imageshack.us/photo/my-images/526/rh19.jpg/

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi quando você disse que o investimento foi zerado. Como assim? Você aportou cerca de 2000 mas como as ações caíram, sua cota foi de 1,09 para 1,03.

      Excluir
  33. Olá ADP
    Faz algum tempo que estou usando a sua planilha e acho que constatei um erro, recentemente tive a necessidade de retirar alguns recursos de minha carteira, desta forma eu fui até a planilha e na coluna "Aporte" eu lancei o valor que eu havia retirado como um número negativo. Esta certo isso?
    Bom, o que ocorre é que isto afetou diretamente a rentabilidade anual e histórica, na rentabilidade mensal não mudou nada. Me corrija se eu estiver errado, mas no meu entendimento nenhuma das rentabilidades deveria ser alterada pois o que eu fiz foi apenas um saque de cotas?
    Maus parabéns pelo blog e muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaborei um exemplo bem exagerado aqui para facilitar a percepção do erro:
      Mês 1: Carteira: 1500, Aporte: 1000 Rentabilidade: 50%
      Mês 2: Carteira: 1000, Aporte: -500 Rentabilidade: Mensal 0%, Anual e Histórica 100%

      Excluir
    2. Sim, é porque você está dizendo para a planilha que aportou no ano 500 reais e possui uma carteira de 1000 reais. Por isso a rentabilidade anual está em 100%.
      Se você não se sentir confortável com isso, poderá utilizar o valor da cota. No primeiro mês ela foi para o valor de 1,50. No segundo mês ela não valorizou, e a cota permaneceu em 1,50, dando a valorização de 50%, que pode ser mais confotável para você. A diferença é que no método que você estranhou ele considera os aportes e a carteira do ano todo. No método alternativo, ele considera apenas o valor da cota. É uma questão de ponto de vista. Você está livre para escolher qual método faz mais sentido para você.

      Abraços

      Excluir
  34. boa tarde, adp!
    como posso calcular a rentabilidade de minha carteira nos últimos doze meses? seria pelo valor das cotas ou pela rentabilidade histórica?

    saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Pelo sistema de cotas original, você pode achar pela variação da cota no período.
      Mas se quer considerar os valores do aporte e da carteira, terá que transportar esses dados para um ano, preenchendo-o.

      Abraços

      Excluir
  35. Boa Noite, tenho utilizado a planilha e notei que não está somando corretamente os aportes quando utilizado várias abas de investimentos. No meu caso tenho 7 abas e a soma não bate com o valor total do aporte na aba Consolidado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual célula? Baixe a planilha de novo, pois pode ter acontecido de ter alterado sem querer a fórmula. Se o problema persistir, mande a planilha por email.
      Abraços

      Excluir
    2. Aconteceu isso mesmo, a última aba estava com alteração, passei os dados para uma nova e deu tudo certo, obrigado!

      Excluir
  36. ADP, boa noite.
    Os valores recebidos de proventos e não reinvestidos devem ser somados aos valores dos ativos (considerados como caixa), não é isso? No momento em que os reinvisto não devo considera-los no aporte, não é verdade?
    Exemplo:
    Mês Carteira Aporte
    01 R$1000 (ativos) + R$100 (proventos acumulados) R$0
    02 R$1250 (ativos) + R$0 (proventos reinvestidos) R$50

    Nesse caso, no mês 02 foram aplicados em verdade R$150 (R$ 50 de dinheiro novo + R$100 dos proventos), mas só o dinheiro novo é considerado aporte. Está certo o raciocínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo (23-ago 20:40) eu entendo que este raciocínio está correto e é assim que eu faço também. Isso se aplica ao cálculo da rentabilidade no sistema de cotas.

      Tem um questão adicional que é no cálculo da rentabilidade de uma ação específica, que você deve seguir a mesma lógica, desta forma quando você reaplica os proventos em uma mesma ação, você poderia usar isso para saber a rentabilidade real. Exemplo:

      mês1: Ação custou 100, saldo 100, rentabilidade 0%, preço médio 100
      mes2: saldo 110, rentabilidade 10%
      mes3: recebeu 10 de proventos, descontou 10 ação, portanto saldo 100 (ação) + 10 (proventos), rentabilidade 10%
      mês 3: comprou mais 1 ação por 100, usou 10 dos proventos e aporte de 90 novo. Preço médio para efeito de IR = 100, preço médio real = 95.

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    2. complementando, no mes 3 a rentabilidade média é de +5,26%

      sendo: saldo = 200 para um aporte real de 190.

      Excluir
    3. obrigado pela resposta, EI!!

      Excluir
  37. Olá anônimo,
    Exato. Aporte = dinheiro novo.

    EI, obrigado pelo apoio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  38. Olá, como eu finalizo uma aplicação? Por exemplo uma LCI de 6 meses. Está dando erro na tabela (fica
    negativo 100% no mês e bagunça o do próximo mês). Queria finalizar essa aplicação que venceu e por o aporte em outro rendimento. Outra coisa, a tabela só permite 7 investimentos? Ou posso copiar uma aba e criar uma nova sem alterar as formulas? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa aplicar um aporte negativo no mesmo valor da carteira e aplicar o valor positivo em outra aba. Quando finaliza uma aplicação é natural que dê algum valor estranho na aba, pois ele quer calcular uma aplicação que não existe mais. Mas este erro fica apenas no final desta aba. Caso não consiga ou ache que está estranho mande um email para mim.
      Abraços

      Excluir
    2. Consegui, o consolidado ficou correto. Na aplicação finalizada ficou -100% no mês e nas cotas ficou "1,14E-13". Não teria uma fórmula para quando detectar que o aporte negativo for igual o valor da carteira ele zerar os outros campos? Fica a sugestão! Obrigado pela ajuda.

      Excluir
    3. Agora ... seria colocando o valor 0 na carteira ao final? Se coloco o valor que tinha ao final da aplicação dá erro em todos (Ex: Carteira: 200 e Aporte - 200). Agora se coloco o 0 na carteira final fica -100% no mês e perco o cálculo do rendimento do mês. É assim mesmo? Obrigado.

      Excluir
    4. Ola

      Está bem complexo quando há finalização de investimento. Especialmente, quando o investimento é finalizado e depois é iniciado novamente em um mês futuro.

      Isso acontece muito quando há um investimento transitório, como a poupança. Onde no meu caso coloco o dinheiro e retiro com frequência, pois é o fundo de emergência e o ponto de passagem para futuro investimento.

      Como poderia fazer, o exemplo abaixo para evitar distorções na rentabilidade?

      1 - Carteira 1000 Aporte 1000
      2 - Carteira 1001 Aporte 0
      3 - Carteira 0 Aporte -1001
      4 - Carteira 0 Aporte 0
      5 - Carteira 500 Aporte 500

      No mais, muito obrigado pela planilha. É uma excelente ferramenta.

      Excluir
    5. Olá anônimo,
      Realmente a planilha dá umas loucuras. para funcionar redondo o ideal seria fazer um software que trataria melhor as fórmulas. No excel as possibilidades de dar problemas são maiores.
      Eu aconselho a você a quando for reabrir um investimento, fazer isso em uma aba vazia.
      Abraços

      Excluir
  39. Baixei, obrigado por disponibilizá-la.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Olá amigo, gostaria de saber onde eu devo colocar na planilha os dividendos de ações e o recebimento dos alugueis dos Fiis? Penso em somara ao saldo no fim do mês, estaria errado?

    ResponderExcluir
  42. ADP, no caso específico do Tesouro Direto, voce coloca o valor da carteira ja líquido do IR ou só coloca o valor bruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já líquido, pois inevitavelmente ele será resgatado e não há forma de isenção de imposto de renda.
      Abraços

      Excluir
  43. Olá ADP,

    1. Os custos obtidos na nota de corretagem devo diminuir da minha carteira no final do mês?
    2. Considerando o saldo da corretora junto com ações, como saberei diferenciar o que é ação é o que está parado? Seria simplesmente fazer a diferença entre o que realmente tenho em ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AJR,
      1-Não diminua nada. Valor da carteira = valor dos ativos + valor parado em corretora. Se você pagou custos, isto estará refletido na carteira.
      2-Quando falamos "o que está parado", é o valor em dinheiro que está na conta da corretora. Some este valor com os ativos (ações, FII, TD, etc) para apurar o valor total da carteira.
      Abraços

      Excluir
  44. Primeiro, parabéns pelo blog, muito bom, fazendo algumas simulações com a planilha percebi que está calculando de uma forma equivocada, eu creio, mas não sei identificar exatamente:

    O exemplo abaixo é de uma aplicação em poupança, a primeira coluna é a "aporte", a segunda a "carteira". Veja como a porcentagem anual e histórica estão muito distorcidas. Ocorre principalmente quando há um aporte ou um retirada muito grande. Tem alguma ideia sobre o problema?

    Parabéns novamente e abraçso.

    R$ 17.157,66 R$ 17.157,66 0,00% 0,00% 0,00%
    R$ 8.357,92 R$ 25.616,47 0,40% 0,40% 0,40%
    R$ 5.351,98 R$ 31.112,64 0,47% 0,79% 0,79%
    R$ 1.385,76 R$ 32.689,75 0,59% 1,35% 1,35%
    -R$ 20.000,00 R$ 12.762,78 0,58% 4,16% 4,16%
    -R$ 123,33 R$ 12.714,34 0,59% 4,82% 4,82%
    -R$ 7.209,08 R$ 5.560,61 1,01% 13,00% 13,00%
    R$ 5.560,61 0,00% 13,00% 13,00%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando... eu imagino que seja a questão do cálculo da rentabilidade, por exemplo, se eu tenho R$50.000 e no mês tive um rentabilidade de 1% R$500, caso eu faça uma retirada de R$40.000 dia 28 desse mês, como é realizado o cálculo da rentabilidade do mês? seria R$500 sobre os R$10.000 restantes? Talvez seja por isso que haja essa distorçãp.

      Excluir
  45. Caro AdP,

    Achei ótima sua planilha de rendimentos. Fiz os registros que tinha desde 2009.

    As abas investimento 1,2,3, etc funcionaram bem.

    O problema foi o consolidado.

    Gostaria de mostrar o que aconteceu em privacidade (por conta dos valores registrados)

    Seria possível conversarmos pelo e-mail?

    Talvez o que aconteceu comigo possa servir p/ aprimoramento de sua excelente idéia.

    Abs
    Rodrigo
    rodrigoeffe@uol.com.br

    ResponderExcluir
  46. ADP
    Uso sua planilha, mas vejo que acontecem coisas estranhas quando faço retiradas..

    Parece que a planilha não consegue entender bem uma retirada, e perde todo o calculo...
    (um exemplo):

    R$ 2.646,36 R$ 0,00 2256,032505 R$ 1,1730 R$ 1,0035 R$ 1,0035 0,41% 16,90% 16,90%
    R$ 1.067,71 -R$ 1.597,89 893,8248766 R$ 1,1945 R$ 0,7451 R$ 0,7451 1,84% 60,33% 60,33%

    (se puder colocar em um excel, da pra entender.

    Eu tinha 2.646,36 em LTN
    Saquei, no outro mês -R$ 1.597,89

    E partir dai, os calculos de cotas ficam esquisitos.. não batem.

    Estou fazendo algo errado?
    Como corrigir?

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, tentei baixar a planilha mas não consegui, gostaria de saber se os link's continuam ativos, e se seria possível o enviao da planilha para meu email. (euzebio.rcjr@gmail.com) grato.

    ResponderExcluir
  48. Olá ADP! Primeiro, muito obrigado em fornecer tantas informações e planilhas, tem me ajudado bastante!

    Estou usando suas planilhas há 1 mês sem problemas, mas agora no segundo mês surgiu um "investimento" um pouco diferente e não estou sabendo como registrar. Queria saber se a planilha é capaz de registrar a seguinte situação:

    Irei fazer um empréstimo num valor X e receber parcelas mensais. Estas parcelas mensais eu irei aportar em outro investimento já registrado na planilha.

    Exemplificando com números fictícios:

    Tenho 100mil em TD. Vou tirar 30mil e receber ao longo de 12 meses parcelas de 3mil reais, o que me retornará ao final destes 12 meses o montante total de 36mil.

    Entretanto, na medida que for recebendo estes valores, irei aplicando em outro investimento, por exemplo, um CDB/LCI.

    Existe a possibilidade de fazer esse tipo de registro? Como ficaria? Passei um tempão hoje tentando pensar em uma forma, fazendo simulações e não consegui chegar a nada. =/

    Agradeço se puder me ajudar.

    Abrs e passa lá no meu blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desculpe pela demora em responder. É a correria, rs.
      Particularmente eu registraria esses 30k como aporte negativo do TD. Depois eu iria registrando os 3k como aportes normais.
      Abraços

      Excluir
  49. Amigo, a fórmula da rentabilidade anual e histórica está errada. Sugiro alterar da seguinte maneira:
    - considerando o mês de fevereiro em diante, o final da fórmula de rentabilidade anual por exemplo, alterar para (pois janeiro a fórmula é diferente).
    Ao invés de "(F9-G9)/G9" para "((1+I9)*(1+J8))-1"
    Nâo sei se ficou claro, mas a fórmula atual está errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua sugestão é exatamente como era a planilha anterior dele que segundo todos estava errado e passou a ser como é agora. (F9-G9)/G9 da o resultado certo conforme explicado la em cima

      Excluir
  50. Outro detalhe...a rentabilidade acumulada anual está funcionando da mesma forma que a histórica, ou seja, a cada novo ano não inicia do zero. Para solucionar, apenas copiar a fórmula do mês de janeiro do primeiro ano e replicar para janeiro dos demais anos na coluna da rentabilidade anual.

    ResponderExcluir
  51. As fórmulas da planilha estão corretas? Eu preencho os campos carteira e aporte, mas as células verdes ficam com a mensagem "#VALOR!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai nas células que são para preencher, seleciona e da um delete. Deve resolver. Eu tô com problema parecido mas é só em fevereiro do ano 2. Não achei ainda o problema.

      Excluir
  52. AdP,

    Primeiro, parabéns pela excelente planilha e pela atualização, utilizo ela para monitorar meus investimentos.

    Comento aqui apenas que o link para a planilha atualizada não está funcionando, porque foi removida ou marcada como privado (essa é a mensagem de erro do dropbox que aparece).

    Tem como conseguir para nós um link ativo?

    Alternativamente, você poderia colar a fórmula das colunas extras para nós aplicarmos.

    Arthur

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,

    Obrigada pela planilha, é excelente!

    Gostaria do teu auxílio pois precisei aumentar o número de abas e não sei como fazer para que o valor constante nessas novas abas apareça no consolidado. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Ola, tudo bem? O link para baixar a planilha não funciona, erro 404. Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  55. Adp, O link disponibilizado é o da planilha antiga! Fiz os cálculos utilizando os mesmos valores que vc e retornou 1,19% (valor da planilha antiga). Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  56. Confirmado, fui baixar e a planilha baixada é a antiga, sem as colunas de preço médio histórico.
    Se puder disponibilizar novamente, agradeço!

    ResponderExcluir
  57. Prezado ADP,

    Mais um vindo do futuro, 6 anos depois da muy excelente planilha original.
    Vou reforçar o pedido dos colegas acima.
    A planilha presentemente disponibilizada no link é a antiga, sem emendo.

    vlw e keep the good work!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planilha que ele disponibilizou é a nova. As colunas estão escondidas, tem que colocar para mostrar.

      Excluir
    2. Bom dia,

      Gostei da sua planilha e estou utilizando. Porém nela quando eu retiro algum valor as colunas de rendimento anual e histórico parecem não ficar corretos.

      Pelo que vi ela considera o valor total final do mês com o valor que eu apliquei. Mas com isso os rendimentos gerados pela aplicação que foi retirada continuam no cálculo, sendo que a base de cálculo (valor que apliquei) diminuiu.

      Não sei se deu para entender. E não tenho ideia se é possível fazer essa correção no excel.

      Excluir
  58. Duvida, procurei nos comentários e em outros post do site

    com relação a retirada total do investimento: chegou o dia do vencimento de uma LC, como registro isso na planilha?

    - coloquei o valor total negativo no campo aporte e deixei o campo carteira com o valor final (positivo)
    - coloquei aporte negativo e carteira zerada

    todos ficaram com o gráfico estranhos.

    to fazendo certo?

    pode ser q esteja certo, e eu so achando estranho mesmo

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planilha infelizmente se comporta de maneira estranha quando se faz retirada total. O ideal seria um software, pois esse possui recursos substancialmente maiores que uma planilha no excel.
      Abraços

      Excluir
  59. Peguei sua tabela original e adicionei abas num total de 25 investimentos ja com a alteração na aba consolidados... Caso queira que te envie para colocar no local da original me avise... So fiz esta alteração...nao mexi em mais nada....ela ta vazia e totalmente original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando. Seria possível enviar essa tabela para mim? Desde já, agradeço bastante. Email: veigaga@yahoo.com

      Excluir
  60. primeiramente obrigado pela planilha, aumenta e expandi para ter diversas abas extras por investimento como ações, fiis, td corretora 1, td corretora 2, cdbs, previdencia, fgts e afins... alem disso fiz historico mensal, anual, total para cada planilha especifica, e aumentei a consolidada para maiores informações por grupo! enfim, agradeço a voce pelo ponta pé inicial!

    A dúvida que tenho é em relação ao come cotas! Devo lançar como aporte negativo (saque) ? O que voce acha? Já pensei mas não cheguei a uma conclusão!

    Abracos,
    Porto Porti

    ResponderExcluir
  61. Olá Porto,
    Desaponte é retirada de dinheiro, e come cotas não é isso. Você simplesmente não deve fazer nada em relação ao come cotas. Como o patrimônio baixa e você terá que preencher o patrimônio, então o come cotas será devidamente tratado.
    Se colocar como desaponte você causará distorção no cálculo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Alémd a Poupança!
      Eu não cheguei a apontar mas fica estranho você analisar que a aplicação do fundo teve rentabilidade negativa em alguns casos quando na verdade a rentabilidade do fundo foi positiva...

      Mas pensando bem o fundo teve positiva mas a minha aplicacao teve negativa, pois sao coisas separadas! Faz sentido!

      Esse mês foi sangue pra todo lado! Complicado, tomara que melhora pra conseguir bater as metas anuais propostas lá em Janeiro! rs

      abração,
      Porto Portinari

      Excluir
  62. Boa noite. Gostei muito da planilha de controle de patrimônio. Parabéns. Gostaria também de utilizar essa planilha, porém apesar de ser exibida a planilha mais recente na aba do dropbox, o download é da planilha antiga. Se possivel, você poderia disponibilizar o link da planilha mais recente? Desculpe o transtorno, não consigo alterar fórmulas em excel, mas seria possivel também acrescentar mais abas ao arquivo? Desde já, Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Boa Noite ADP, poderia me explicar como é feito o calculo quando a rentabilidade no mês fica negativa? Pois estou sentido uma diferença nesse caso.

    meu histórico estava em 9.95%, esse mês esta em -2.69%... isso não deveria dar um histórico de 7.26%? na planilha está aparecendo 6.57%.. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Quando falamos em pecentual, não se pode simplesmente somar/subtrair valores.
      Por exemplo, um ativo que subiu 10% e depois cai 10% não volta ao seu valor original, mas fica 1% mais baixo. Outra questão o famoso ativo que subiu 100%. Basta uma queda de 50% para voltar ao valor original.
      Abraços

      Excluir
  64. Bom dia AdP!
    Antes de mais nada, obrigado por compartilhar se conhecimento e tempo nessa planilha. Uma pena eu ter descoberto ela apenas em 2018...
    Tenho duas dúvidas:
    1) É possível adicionar mais de 8 investimentos? Você já fez isso alguma vez? Vou testar de qualquer forma e compartilho os resultados;
    2) Considerando que não é possível mais de 8 investimentos, e que já tenho 8 investimentos, como você recomenda tratar o resgate total de um deles para realizar um novo investimento? Por exemplo, resgatei 100% do investimento da aba 1 para aplicar em um novo investimento que não consta em nenhuma das outras 7 abas restantes?
    A resposta mais simples seria mudar o "nome" do investmento, mas o que ocorre é que no resgate ocorrem despesas com IR e no reinvestimento taxas de corretagem por exemplo.
    Agradeço se puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano,
      1)basta copiar novas abas e soma-las na aba do consolidado.
      2)No começo imaginei que os investimentos seriam agrupados. Não sei o que você está considerando com investimento, mas eu considero com um sendo um grupo de ações, outro de renda fixa, outro dólar, etc. Se for pensar dessa forma, é muito difícil algúem superar 8 tipos de investimentos. Independente disso, no seu caso eu criaria mais abas para adicionar mais investimentos. Isto demandaria um pouco de Excel básico.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado!
      Sim, acho que o ideal seria reagrupar mesmo. Hoje minha planilha está dividida por investimento: TD IPCA, TD Selic, PGBL (esse eu eliminei), VGBL, FIIs, Ações, CDB e Fundo Multimercado. Como resgatei o PGBL para investir em Debêntures Incentivadas, queria manter a mesma guia sem criar novas, mas num caso ou no outro há toda a questão de que os rendimentos da aba Consolidado vai ficar discrepante por conta do IR que foi recolhido (e em 2019 deverá ser restituído).
      Talvez a melhor opção fosse sempre considerar o valor líquido resgatável de cada investimento, mas nem todos os agentes informam isso facilmente... o PGBL era um deles.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Pessoal a planilha tem opções para 8 investimentos, para adicionar mais ate tentei abri nova aba e fiz um colar especial, porem na aba do consolidado não funcionou, como eu faço para o resultado aparecer? Tenho conhecimento mínimo em Excel. Agradeço

      Excluir
  65. Boa noite,

    Se tratarmos cada investimento em uma aba, quando ele for encerrado o que fazemos? deletamos a aba e abrimos outra para um novo investimento?

    Se for feito assim, o que acontece com os dados da rentabilidade das cotas, etc?

    ADP, você por acaso sabe fazer aquelas planilhas que puxam automaticamente o valor das ações após o fechamento? acho que se chama RTD

    Abraço e obrigado novamente

    ResponderExcluir
  66. AdP, primeiro boa noite. A planilha é incrível, não somente pela estrutura, é até simples. Mas a adoção do sistema de cotas é genial. Parabéns!

    Tenho uma dúvida mais simples.

    Em Junho comprei ações, logo preenchi o aporte realizado assim como o valor da ação em 30/06.
    Em Julho não investi em ação, logo atualizei o valor da ação na data de hoje. Entretanto, transferi dinheiro do meu banco para a corretora.

    A dúvida é, este dinheiro eu coloco tanto no aporte de Julho quanto somo ele na minha carteira junto a ação que já possuo? Me parece mais equilibrado desta forma. Está correto?

    Abraço e novamente parabéns pela simplicidade e técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,
      Tenha o costume de considerar o aporte não o valor da compra realizada, mas sim o valor transferido para a conta da sua corretora no mês. No final do mês some o valor das ações + o que está parado na corretora. além do preenchimento ser mais simples, no final dá certo.
      "Em Julho não investi em ação, logo ..."
      É por isso que repito diversas vezes. Não considere o aporte o valor que você investiu ou não em ações. Considere o aporte o valor transferido (via DOC ou TED) para a corretora no mês. Se você fez trade, swing trade, buy & hold, recebeu dividendos, ou seja o que for, isso não tem relevância. A apuração do patrimônio será o valor total de suas ações + o que tem parado na corretora.
      Abraços

      Excluir
  67. Economicamente Incorreto, poderia explicar qual foi essa alteração? Grato.

    ResponderExcluir
  68. Adp, boa tarde. Tenho outra dúvida: Como eu aponto uma ação que comprei e vendi no mesmo mês?
    Ex.:

    Ação XYZ - 18/07 - Compra - 100 x 1,95 = 195,00 (aporte)
    ação XYZ - 24/07 - Venda - 100 X 2,00 = 200,00 (retirada)

    Eu coloquei na coluna aporte: 195 - 200 = -5,00
    Na coluna Carteira: 200,00

    No resultado final ficou como se eu tivesse tido prejuizo de 5,00, onde na verdade realizei lucro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as instruções do comentário anterior que seus problemas acabam. Aporte é o valor do DOC ou TED para a corretora. Só considere retirada quando você de fato fizer uma retirada do dinheiro de sua corretora ou se você investir esse dinheiro em outra classe de investimento, como por exemplo Tesouro Direto. A simples vendas de ações não é retirada, mas sim um dinheiro disponível para fazer outra operação com ações, e por isso deve ser somado ao patrimônio no final do mês.
      Anderson, se você seguir esta dica, considere que 90% de seus problemas acabarão. Os outros problemas que podem surgir é devido às limitações do Excel, pois o ideal mesmo seria um software.
      Mas considero que para a apuração constante para o pequeno investidor, esta planilha quebra um galho.
      Abraços

      Excluir
  69. Uma dica que pode ser valiosa sobre os ganhos com dividendos no caso de ações e alugueis nos caso de fundos imobiliários é o seguinte:

    Nas planilhas com os investimentos, você insere a sua conta da corretora como um investimento.

    Toda vez que você receber dividendos, você lança como um saque na planilha de ações e lança como aporte na planilha da conta da corretora.

    Acho isso muito importante porque com isso a rentabilidade do investimento das ações será computada corretamente e não haverá aporte de novo dinheiro, simplesmente foi uma transferência.

    O que vocês acham dessa abordagem?

    ResponderExcluir
  70. Bom dia. Estou com um probleminha na planilha... não sei se é algum erro meu ou se é algum erro no cálculo do preço médio anual.

    Quando a gente lança um saque (aporte negativo) maior que o valor total de aporte que a gente fez ao longo dos meses, o valor da porcentagem anual fica sempre negativo, pois o preço médio anual ficará negativo.

    Você poderia me dar uma dica de como resolver isso?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algum erro no cálculo, pois a porcentagem anual e histórico fica com o valor menor que -100% ou seja, não pode existir uma perda maior que 100%

      Excluir
  71. Bom dia AdP!

    Primeiramente parabéns pelo blog e pelas informações claras e precisas.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação a planilha atualizada e ouvir suas considerações a respeito do problema que acredito estar havendo...

    Ao usar o preço médio para fazer os cálculos de rentabilidade, vc não estaria desfazendo justamente o que a cotização se propões a fazer?

    Explico: Da maneira como está sendo calculado o acumulado (ou o histórico tb), é simplesmente como se fizéssemos (CARTEIRA / SOMA DE APORTES)-1 e isso não é a rentabilidade cotizada, mas sim a variação patrimonial.

    Quando cotizamos uma carteira, queremos saber a rentabilidade da carteira e não a variação de dinheiro que temos. A compra ou venda de cotas (aportes ou retiradas) não pode interferir no calculo da rentabilidade, exatamente como funciona em um fundo de investimento. Não é isso?

    A meu ver, a aquele exemplo no inicio da postagem onde o investidor fez aportes que somam 2000,00 e o total da carteira dele é de 2000,00 mas a rentabilidade foi calculada como 1,19% está correta. Aconteceu apenas que a variação do dinheiro daquele investidor específico, devido aos seus aportes específicos, foi de 0%. Mas a rentabilidade da carteira foi mesmo de 1,19%. Um outro investidor que houvesse comprado os mesmos 2000,00 no inicio do fundo quando a cota inicial era de 1,00, teria sim tido os 1,19% de rentabilidade da carteira e teria um total de dinheiro no valor de 2023,80.

    Por favor não entenda minha dúvida como uma crítica. Ainda estou aprendendo sobre investimentos e sobre acompanhamento da rentabilidade. Mas, como disse inicialmente, me pareceu que usando o preço médio vc está desfazendo o propósito inicial da cotização.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q ele nao esta mais lendo os comentarios infelizmente.

      Excluir
    2. Você está correto Ademar.

      Acabei de postar uma nova resposta sobre o assunto, mas é exatamente o que você explica.

      Excluir
  72. Gostaria de saber do ADP se o colega acima tem razao ... é uma duvida minha tbm

    ResponderExcluir
  73. APÓS ANOS E ANOS E MUITA POLEMICA DE QUAL O CALCULO CORRETO ( O DA VERSAO ANTIGA OU DA NOVA VERSAO) ACABEI ME CONVENCENDO QUE A ANTIGA ESTAVA CORRETA. MESMO SABENDO QUE APORTANDO 4 X 500 E NO FINAL DO QUARTO MES TERMINAR COM 2000 NÃO PODERIA CONSIDERAR O RENDIMENTO 0, POIS ATE A CHEGADA AO 4 MES HOUVE RENDIMENTOS (TANTO POSITIVOS COMO NEGATIVOS) E EM RAZAO DISSO PARA QUE ELA VOLTASSE A DAR 2000 ESTANDO NEGATIVO, ELA TERIA QUE RENDER.
    É MUITO LOUCO ESSE ENTENDIMENTO. MANDEI A DUVIDA PARA ALGUNS PROFESSORES DE MATEMATICA FINANCEIRA. UM JA ME RESPONDEU DIZENDO QUE O CALCULO ANTIGO SERIA O CORRETO JUSTAMENTE PELO MOTIVO QUE ESCREVI ACIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas a primeira é a forma correta. Se um fundo inicia com a cota R$ 1,00 e agora a cota está em R$ 2,00, o fundo retornou 100% no período. Simples assim. Ou seja, a rentabilidade histórica na planilha tem que bater com a variação de valor da cota da planilha.
      Pegue a primeira versão da planilha e faça um exercício:
      Efetue um lançamento em um determinado mês, de um resgate de um valor no campo aporte, e no campo saldo, informe o saldo do mês anterior - o valor do seu resgate.
      O valor da cota não deve se alterar e sua rentabilidade no mês será zero. Isso é correto.
      Se fizer isso na nova versão da planilha, a rentabilidade anual e histórica se alteram, o que não faz sentido.

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.