domingo, 31 de julho de 2016

Fechamento - Julho de 2016

Neste mês tivemos outra disparada da bolsa. Ninguém mais fala de Brexit e quase ninguém pensa na possibilidade da Dilma voltar. Muita gente anda animada com a disparada da bolsa mas não me incluo neste grupo simplesmente porque quanto mais sobe, "menas" ações podemos comprar para um mesmo aporte. As empresas de hoje são basicamente as mesmas do trimestre passado, então por que seriam mais ou menos interessantes agora e o contrário antes?

No campo do Ibovespa, EMBR3, SUZB5 (de novo) e FIBR3 foram os destaques negativos, com respectivos -15,26%, -12,60% e -8,08% de queda. No campo positivo estão USIM5, CSNA3 e GOAU4, com respectivos 90,36%, 41,56% e 36,00%.

Vamos aos números: 

Seção Tesouro Direto e CDB


Aporte de R$1.996,11.
Compra de 2 Tesouro IPCA+ 2035 5,88% + IPCA.

Conclusão da seção Tesouro Direto e CDB
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 1,36%, acumulando 5,74% no ano.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.



Retirada de R$655,80 para compra de ações.

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 8,93%, acumulando 28,76% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.


Aporte de R$2.05,69.

Com o aporte e os dividendos recebidos foram realizadas as seguintes operações:

As ações ALUP11 foram adquiridas através de participação em oferta de ações.

Abaixo a valorização de cada ação no mês.



Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 10,79%, acumulando 43,08% no ano. Enquanto isso, o Ibovespa obteve rentabilidade de 11,22% no mês, acumulando 32,20% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.

Resultado Consolidado
Esta seção reúne o TD, o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira total: R$162.253,26

Carteira de investimentos com valorização 8,21%, acumulando 30,22% no ano. Considerando apenas o patrimônio, este apresentou uma mudança de 10,72% em relação ao mês passado.

Texto para reflexão:
A bondade é o único investimento que sempre compensa” – Henry Thoreau

Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 170k.

Veja também


Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

96 comentários:

  1. Rumo aos 170k! Cada vez mais perto!
    Parabéns ADP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paitax,
      Falta pouco, mas dependo do Sr. Mercado par atingir, rs. Já são 6 meses de subida e agosto promete ser mês de vermelho, pelo menos para minha carteira.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá Além da poupança! primeiramente parabéns pela rentabilidade da carteira de investimentos. Não acha que 6 (seis) ações a carteira de ações fica muito concentrada não ? fica tranquilo com ela pequena assim ? abraço!! ótimo mês de Agosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fiscal,
      Meu maior investimento não representa nem 20k reais em uma ação. Não quero pulverizar meu investimento e diversificar só por diversificar. Eu fico tranquilo do jeito que está e o esforço para monitorar chega até a ser menor.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  3. Esse mês realmente foi excelente! Parabéns pelo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista,
      Não fico muito feliz com essas altas. Quero comprar barato, rs.
      Abraços

      Excluir
  4. Belo rendimento AdP

    Vc é um dos que detém maior conhecimento em RV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Guardião,
      E você é um dos que detém maior conhecimento em aumento de renda e potencialização de aportes.
      Abraços

      Excluir
    2. AdP

      Pra mim é muito claro :

      1) o aporte será o principal componente até os primeiros 2 milhões

      2) a partir dos 2 milhões : o bolo anda sozinho!

      Excluir
  5. Olá AdP sou investidor iniciante, uma dúvida, vcs usam conta corrente digital para não pagar ted e doc e nem taxas ao banco ou pagam pacote de serviço.

    Inv. iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não uso conta digital mas mesmo assim não pago nada ao meu banco e consigo fazer dois DOC's ou TED's sem pagar nada. Mas recomendo sim a utilização da conta digital.
      Abraços

      Excluir
  6. Boas AdP,

    As ações estão voando, não pensa em realizar algum lucro?

    Quanto a FIBR3, SUZB3 e a coitada da EMBR3 não acha que o mercado está exagerando na desvalorização?

    Abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maluco,
      Se a ação voar muito alto eu vendo sim, rs.
      Sobre EMBR3, sigo mantra de evitar comprar coisas que usam ou fabricam coisas que voam, rs. Normalmente é fria.
      Sobre as outras duas, confesso que fiquei mais interessado, por alto, na FIBR3. Se não tiver nada não recorrente nos resultados dela e se tiver certa consistência, pode ser interessante. Vou dar uma estudada nela com ais calma.
      Abraços

      Excluir
    2. Boas,

      SUZB5 parece que vai estabilizar... cai muito esse ano. Uma hora chegara no fundo do poço!

      Excluir
  7. “A bondade é o único investimento que sempre compensa” – Henry Thoreau
    - PERFEITO ! ! Parabéns ! !

    Que vc acha da EMBR3? Bom momento para entrar?

    abs
    L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá L.
      Não compro e não recomendo comprar empresas do ramo de aviação, independentemente de serem de passageiros ou de fabricação. EMBR3 nunca me pareceu empresa boa. É um ramo de muita complexidade e esforço para se trabalhar com margens líquidas que nem encostam nos 10%. Não vale o custo/benefício nem o risco/benefício. Minha opinião de leigo.
      Abraços

      Excluir
    2. Depois dessa pergunta fui pesquisar mais e vi uma entrevista com o Luiz Barsi onde ele falava que ele não investe em empresa área pois considera que é um ramo fado à falência. Valeu! abs L.

      Excluir
  8. ADP, excelente resultado mais uma vez, parabéns!

    Não quero causar polêmica, mas apenas a título de estudo, meu entendimento é que o gráfico "comparativo com índices de mercado" tem alguns problemas, principalmente em se tratando de médio/longo prazo.

    Considerando que a rentabilidade da carteira leva em conta o sistema de cotas, amplamente difundido por você e replicado por toda a blogosfera, o mesmo critério deveria se aplicar para o comparativo com CDI e com o Ibovespa, pois no seu gráfico, estes não levam em conta o sistema de cotas, o que deixa as coisas distorcidas.

    Se aplicar uma simulação do sistema de cotas no CDI e Ibovespa, considerando seus aportes na sua carteira real, verificará que:

    - rentabilidade real do CDI (pelo sistema de cotas) é inferior ao apresentado no gráfico
    - rentabilidade real do Ibovespa (pelo sistema de cotas) é superior ao apresentado no gráfico

    Explicando de maneira bem simplificada, isso acontece porque neste periodo o CDI (como é esperado) subiu o tempo todo, o que fez com que, numa simulação de compras periódicas, você comprasse cada vez mais caro, comprometendo a rentabilidade pelo sistema de cotas.

    Já com o Ibovespa aconteceu o contrário, ou seja, ele fez uma "volta por baixo". Em uma eventual simulação, se você considerasse seus aportes nestes fundos do Ibovespa (como fez na verdade em sua carteira), o sistema de cotas potencializaria a rentabilidade nas altas recentes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q ele ainda não entendeu pra q serve o sistema de cotas... rs

      Excluir
    2. Dimarcinho, essa sua mania de responder ser entender deve te ferrar muito na vida.
      Tenho a impressão que você não entendeu bem o que eu disse. Por favor volte 3 passos, leia novamente, estude e responda.
      Abraços

      Excluir
    3. Isso já foi tão, mas tão discutido por aqui na blogosfera... e muito antes de vc aparecer... rsrsrsrs... e ainda vem cantar de galo... qdo o AdP te responder vc verá... rs

      Excluir
    4. Caramba, esses dois adoram uma treta, kkk.
      Acho que a confusão está no fato da planilha que eu disponibilizo levar em consideração o aporte e por isso sua rentabilidade anual uo histórica não deve ser comparada com os índices do mercado, a não ser que o investidor utilize os índices no mercado e os aportes na própria planilha.
      Entretanto, no referido gráfico utilizo o sistema de cotas tradicional que permite a comparação com os índices.
      Abraços

      Excluir
    5. Sério dimarcinho? Eu que estou querendo cantar de galo? Kkkk

      Não entendi se o assunto já foi discutido e estou requentando o assunto ou se não entendi o sistema de cotas, decida-se ...

      ADP, obrigado pela gentil resposta.

      "a não ser que o investidor utilize os índices no mercado e os aportes na própria planilha."
      Era justamente isso que eu estava dizendo, então acho que o ponto que levantei faz sentido (viu marcio?).

      Neste caso ADP, seria como uma TIR, que leva em consideração o gluxo de caixa.

      Sobre estre trecho "Entretanto, no referido gráfico utilizo o sistema de cotas tradicional que permite a comparação com os índices."

      Fiquei em dúvida como está fazendo para poder comparar, pelo que entendi está levando em consideração o valor da cota sem levar em consideração os aportes, é isso? Do ponto de vista histórico a comparação fica bem prejudicada, correto?

      Obrigado!

      Excluir
    6. ADP sou ruim nessas contas. Me explica uma coisa. Posso comparar esse rendimento historico da sua planilha com o cdi acumulado do mesmo periodo. A cetip fornece esse acumulado. vlw

      Excluir
    7. Anonimo, segundo o dimarcinho você não deveria estar fazendo esta pergunta, pois está tudo muito claro em algum lugar onde foi amplamente discutido há mais de 3 anos ...

      Brincadeira anônimo, a pergunta é pertinente.

      Abraços

      Excluir
    8. Depende do anônimo ter ou não MBA de Finanças.... kkkkk

      Excluir
    9. Poh sabichão, dá uma aula pra nós aí ...

      Aproveita e explica seu método infalível ao contrário de investimento e como fazer pra escolher entre 2 LFTs que você disse que estavam disponíveis para compra ...

      Excluir
    10. Nem tenho MBA em financas. Anon 18:59

      Excluir
    11. di
      poderia explicar pra q serve o sistema de cotas?

      Excluir
    12. Para comparar seu desempenho com relação aos outros índices de mercado.

      Excluir
    13. dimarcinho,

      Conceitualmente você está correto, seu problema, como sempre, é a aplicabilidade.

      Para comparar o desempenho histórico de uma carteira com aportes periódicos com outros índices de mercado o sistema de cotas não serve para muita coisa, pois distorce o resultado. É igual a um relógio que marca a hora quase certa ...

      Abraços

      Excluir
    14. Poderia explicar como tal resultado é distorcido?

      Excluir
    15. dimarcinho, considerando sua sabedoria e profundo conhecimento, deixo para ser respondido por você mesmo.

      Faz uma simulação aí e depois me responde qual a distorção:

      Primeiro uma carteira com saldo inicial de 1000, sem aportes e sofre as seguintes rentabilidades mensais ao longo do periodo: -10%, +2%, +2%, +2%, +2%, +2%

      Agora uma carteira com saldo inicial de 1000, com aportes mensais de 1000 e tem a mesma rentabilidade do caso acima.

      Compara as duas com o CDI do período para ver se tem diferença na rentabilidade histórica.

      Forte abraço!

      Excluir
    16. Pelos seu dados:
      (1-0,1)*(1,02)^5 = -0,63%; esta TEM q ser a rentabilidade final

      Como vc não mencionou o CDI, fiz com 1%/período

      Segue imagem com os resultados.
      https://1.bp.blogspot.com/-U5JCrAfpY-w/V6iaJgZsDjI/AAAAAAAABgk/kNs4JQRYoe0ELI57q2Cxx2LlGSDYr0lcQCLcB/s1600/exemplo%2Bcotas.png

      Onde há distorção?

      Excluir
    17. E qual a aplicabilidade desta rentabilidade histórica "negativa" se minha carteira é o segundo caso, com aportes periódicos, em que terminei com uma rentabilidade POSITIVA?

      Você está dizendo que a rentabilidade foi negativa mas terminou com mais dinheiro que aportou (2.o caso). Se isso não representa uma distorção não sei o que seria

      O sistema de cotas não leva em consideração os aportes, então não se aplica para um fluxo de caixa com aportes.

      Excluir
    18. Vamos então voltar à discussão de sei lá qtos anos atrás... rs

      Se vc quiser um sistema que leva em consideração exatamente os aportes em diferentes tempos de entradas e saídas, então o "correto" mesmo, de fato, seria utilizar a TIR.

      Só q trabalhando com fluxos de entrada e saída, então o cálculo da TIR fica complicado, pois pode haver mais de uma resposta.

      O grande mérito do Sistema de Cotas é poder trabalhar com aportes e RETIRADAS também de forma comparativa.
      Para os seus mesmos exemplos, se o fluxo fosse +1000, -1000, +1000, -1000, +2000, +1000, o resultado teria sido diferente.

      Um outro exemplo que foi dado aqui há muito tempo foi o seguinte:
      Aporte 1 - R$ 100 - rentabilidade 15%
      Aportes 2, 3, 4, 5 e 6 - R$ 5.000 - rentabilidade 0%
      Terminaria o ano com uma cota de 1,15.
      E foi por isso que na época o AdP alterou a tabela dele para deixar com ROI.

      O problema é que este tipo de exemplo é bem irreal. Na prática da renda variável, vc tem as variações normais de altas e baixas. Este exemplo dado pelo AdP na época é equivalente a colocar 100 reais em algo que subiu 15% depois arrancar e ir guardando tudo debaixo do colchão. Se for assim, pra que sistema de cotas, não é mesmo?

      No seu exemplo, bem no começo há uma rentabilidade alta e negativa do lado de um patrimônio pequeno e depois com os aportes em rentabilidades que foram o DOBRO da do CDI. Apenas 17% do valor total dos aportes sofreu rentabilidade negativa, enquanto os outros 83% tiveram o dobro da rentabilidade do comparativo referido... um simples -1% no penúltimo mês já mudaria totalmente a história.

      O seu exemplo é 100% equivalente a esse aqui:
      A) Capital inicial: 1.900; aportes: 1000. Rentabilidade: 2%
      B) Capital inicial: 2.000; aportes: 1000. Rentabilidade: 1%

      Na prática, o Sistema de Cotas pode (e é!) utilizado para comparação, principalmente por fundos de investimento e clubes de investimento. Pois qdo vc tá lá olhando a rentabilidade do fundo, vc tá vendo exatamente isso: a do sistema de cotas.

      Os problemas que vc levantou relacionando a médio/longo prazo são justamente ao contrário: as distorções se criam no curto prazo. Quanto mais longo for o prazo, mais números reais (e não fantasiosos) teremos, tendendo a uma comparação bem mais justa e já aceita e utilizada no mercado.

      ps - note que o sistema de cotas não afeta a rentabilidade da carteira, independente de aportes ou não.

      ps2 - o problema de utilizar uma TIR vai mais além do que a TIR simples; em termos de comparação, deveria ser a TIR modificada, o que complica ainda mais o cálculo.

      ps3 - o problema de usar o ROI diretamente é que ele ignora completamente os timings dos aportes

      ps4 - tem muito ps ainda pra colocar, mas cansei, rsrsrsrs

      Excluir
    19. dimarcinho, voltamos ao meu comentário de 01/ago, e pelo visto eu não estava falando nenhuma besteira, como foi suposto ...

      Se isso já foi amplamente discutido aqui, acho que faz tanto tempo que 99% dos blogueiros daquela época não circulam mais por estas bandas, então acho relevante a discussão, até porque parece que o assunto não está 100% resolvido.

      De uma forma geral seu raciocício está ok, mas como não podemos concordar em tudo, eu discordo de 2 pontos:

      1) O sistema de cotas é usado por fundos, você tem razão, e é eficiente para descrever a rentabilidade de um fundo, principalmente porque o fundo tem que mostrar a eficiência da montagem da carteira, independentemente do tamanho do patrimônio e dos aportes. Como eu disse antes, o sistema de cotas ignora os aportes, por isso ele é eficiente em mostrar a rentabilidade somente da carteira, mas não para mostrar a rentabilidade de um patrimônio (se concentre para entender a diferença entre carteira e patrimônio que estou falando). Desta forma, o sistema de cotas NÃO é eficiente para mostrar a rentabilidade histórica de uma aplicação com aportes periódicos.

      2) Segundo você, a distorção seria mais no curto prazo. Eu discordo, pois a distorção vai depender da volatilidade da carteira e da representatividade dos aportes, quanto mais volátil e quanto maior a representatividade dos aportes, maior a distorção, independentemente do prazo.

      Sobre os "ps":

      ps: O sistema de cotas não afeta a rentabilidade da carteira, mas afeta a rentabilidade do patrimônio se houver aportes, e é isso que interessa ao investidor.

      ps2. ok

      ps3. ok

      ps5. Por isso a comparação ideal deveria ser usando algo como descrevi no comentário de 01/ago

      ps6. Existe um problema na planilha do ADP que é causado quando se faz retiradas, pois distorce a rentabilidade anual e histórica. Varias pessoas já alertaram mas esse assunto nunca foi pra frente.

      Abraços

      Excluir
    20. Vamos então nos concentrar no FIEINC (Fundo de Investimentos do Economicamente Incorreto).

      Este fundo é multimercado e capta um capital inicial X.

      Na medida que as pessoas vão entrando no fundo, ele distribui o dinheiro que entra igualmente na divisão da carteira.

      Na medida que pessoas entram e saem do fundo, o fundo é obrigado a gerir a carteira, comprando e vendendo ativos para manter sua contabilidade.

      E, se em determinado momento, as cotas estão em 1,000 e no mês seguinte vai a 1,10, algo é inevitável: a carteira média do fundo, naquele período, valorizou 10%.

      A pergunta é: qual a diferença do FIEINC e a sua própria carteira? Muda a palavra "pessoas" por "aportes" no texto acima.

      E eu entendi perfeitamente que vc estava misturando, desde o início, a rentabilidade da carteira com a do patrimônio e, foi por isso o meu comentário inicial do qual vc parecia não saber sobre o q estava falando...

      Voltando, não entendi mto bem a sua sugestão, poderia explicar novamente? Pelo que eu entendi ela tb não se aplica à questão das retiradas, correto?

      E, aproveitando, vc teria alguma outra sugestão para a questão deste seu ps6 ?

      Excluir
    21. dimarcinho, as discussões com você são sempre divertidas ... pois é muito fácil prever para onde você vai, e normalmente se dá mal, rs

      Olha, se você entendeu a diferença entre rentabilidade da carteira e rentabilidade do patrimônio, não tem o que discutir. Mas se você sente esta necessidade, vou ser repetitivo: nesta suposta simulação do tal FIEINC, a rentabilidade média da carteira valorizou 10%, correto! mas como eu disse antes, a rentabilidade real do patrimônio vai ser impactada pela volatilidade no período, a representatividade dos aportes e o momento dos aportes. Se durante o mês a cota foi a 0,9, teve um aporte representativo neste momento e depois a cota foi para 1,10, você vai ter uma rentabilidade real do patrimônio superior a 10%.

      Considerando casos hipotéticos, pode acontecer como no exemplo dos 2 cenários que escrevi pela manhã, em que uma rentabilidade pelo sistema de cotas foi negativa (a carteira) e a rentabilidade real do patrimônio foi positiva. (como isso acontece né? rs)

      Acho que quem estava misturando as duas rentabilidades era você, né? Eu penso somente na rentabilidade do patrimônio. a rentabilidade da carteira não serve para nada quando tem aportes periódicos, que é o meu caso e da maioria dos blogueiros.

      A sugestão está ali no comentário de 01/ago. Comparar com a simulação dos mesmos aportes nos índices do mercado, calculando aí a rentabilidade deles (anual e histórica). Não que esta seja a rentabilidade real destes índices, mas seria a rentabilidade simulada do patrimônio, portanto uma comparação assim seria mais efetiva. O ADP já entendeu e esclareceu que teria que ser feito isso mesmo, inclusive foi aí que ele disse que usa o sistema de cotas tradicional. Qualquer dúvida volta lá e leia novamente.

      Sobre o ps6, pela planilha do ADP, você deve ter entendido o conceito de preço médio da cota anual e da cota histórica, correto? Pois é isso que permite fazer um cálculo aproximado da rentabilidade anual e histórica do PATRIMÔNIO. O problema é que quando faz uma retirada, a fórmula altera o preço médio (anual e histórico) [VOCÊ JÁ NOTOU ESTE PROBLEMA?] e cria uma rentabilidade que não existe. Neste caso o melhor seria NÃO alterar o preço médio nas retiradas.

      Excluir
    22. Acho que temos um problema aqui, rsrsrsrs.

      Vamos dar nomes aos bois. Vc fala em rentabilidade do patrimônio vs rentabilidade da carteira.

      Ok, mas sobre o patrimônio eu lhe pergunto: QUAL RENTABILIDADE? Pois existem alguns métodos diferentes de calcular.

      A primordial e básica que é o q vc parece estar levantando "ser o que interessa" seria o ROI. O problema é que o ROI ignora completamente o fator tempo. Se eu coloco 1.000 no começo do ano e termino com 1.100, tenho um ROI de 10%. Se eu coloco 500 no início e depois mais 500 no meio do ano e tb termino com 1.100, tenho exatamente o mesmo ROI, no entanto a CARTEIRA no 2o caso desempenhou melhor.

      E o sistema de cotas é um sistema para comparação de desempenho de carteiras. Como ele é matemático, sempre poderemos criar exemplos como o seu para forçar uma barra. Fórmulas aceitam tudo.

      A sua sugestão tb já foi discutida aqui e abandonada pela maioria. Isso é quase backoffice de um fundo, visto q vc teria q ficar caçando preços a mercado na data do aporte (ps - a tabela do AdP ignora a data do aporte, ela se resume ao mês, o que, isso sim, pode criar distorções no longo prazo).

      Se não me engano, nosso velho Eike Rico (http://eikerico.blogspot.com.br/) estava fazendo a sua sugestão, não sei hoje.

      E repito: eu desde o início sabia q vc estava confundindo os dois assuntos e, foi por isso o comentário de q vc não parecia entender as diferenças.

      Sobre esta fórmula do AdP que altera o preço, eu não sei, pois eu não utilizo a tabela dele. Utilizo uma própria seguindo a risca o método de cotabilização, onde aportes/retiradas não afetam o valor da cota e, por consequência, não afetam a rentabilidade da CARTEIRA.

      Mas, voltando, ao cerne: qual metodologia utilizar então para o cálculo do patrimônio visto "ser o que interessa"? ROI? TIR? TIRM? Cotas?

      Achei até que a blogosfera tb se interessava no desempenho das carteiras!

      Excluir
    23. Todo a blogosfera se interessa no desempenho da carteira. Ngn faz diferente e nem tem ideia das distorções da planilha

      Excluir
    24. dimarcinho, como eu já falei algumas vezes, com o tempo aprendi que é melhor ser feliz que ter razão. Não vou ficar aqui discutindo coisas fora do contexto e de forma desestruturada. Parece conversa de bêbado um falando de uma coisa e outro falando de outra. Se quiser abrimos uma discussão mais estruturada em outra oportunidade.

      Pra ficar claro, não estou discutindo qual o melhor método de cálculo de rentabilidade mas qual a forma mais adequada de comparação da rentabilidade do patrimônio (veja meu comentário de 01/ago). O cálculo da rentabilidade por ROI como você disse não significa nada, mas se você fizer o ROI do seu patrimônio e simular o ROI do que seriam os mesmos aportes em um índice ou CDI, é um bom parâmetro de comparação. Esta é minha opinião e não me interessa mais a sua, profis.

      A única coisa que interessa para mim é o seguinte: A forma como estou aplicando o meu dinheiro é melhor ou pior do que se estivesse aplicando (com os mesmos aportes) em outra carteira (CDI, FII, ETF, etc).

      Sobre a o método que você utiliza, não me importa nem um pouco, afinal seus investimentos mágicos são secretos e tem rentabililidade pífia.

      Pra você ficar feliz: VOCÊ TEM RAZÃO! rs

      Abraços

      Excluir
    25. Vc deveria se expressar um pouquinho melhor, caro amigo.

      Veja o que escreveste:

      "Eu penso somente na rentabilidade do patrimônio. A rentabilidade da carteira não serve para nada quando tem aportes periódicos, que é o meu caso e da maioria dos blogueiros."

      e agora escreve:
      "A única coisa que interessa para mim é o seguinte: A forma como estou aplicando o meu dinheiro é melhor ou pior do que se estivesse aplicando (com os mesmos aportes) em outra carteira (CDI, FII, ETF, etc)."

      Decida-se. Aqui não é uma questão de estar certo ou errado. É questão de ser coerente com o que está sendo proposto.

      Uma vez vc veio com a velha "Não adianta ter um relógio que marque a hora errada" e eu prontamente respondi que "Sim, adianta muito, desde que vc saiba o erro do relógio."

      Ou seja, não é pq uma ferramenta é imperfeita que vc não possa usá-la. Apenas esteja consciente das limitações da mesma.

      Deixo como sugestão que elabore uma planilha nos seus moldes para toda a blogosfera.

      []s!

      Excluir
    26. Eu já falei, parece conversa de bêbado, sua cabeça confusa vai levando a conversa pra outro lado e fica realmente confuso.

      Honestamente não me proponho a criar uma planilha para toda a blogosfera pois infelizmente não tenho nem tempo nem capacidade para criar algo muito elaborado e automatizado que possa ser distribuido.

      Tenho meus controle manuais que tem sido suficientes para o controle e construção do meu patrimônio.

      O trabalho do ADP é excepcional e meu comentário em 01/ago, como eu bem disse, não era para polemizar e sim para efeito de estudo e esclarecimento.

      Infelizmente onde você chega a conversa não acaba bem.

      Abraços

      Excluir
    27. marcio,

      "E o sistema de cotas é um sistema para comparação de desempenho de carteiras. Como ele é matemático, sempre poderemos criar exemplos como o seu para forçar uma barra. Fórmulas aceitam tudo."

      Exemplo real do surfista, sistema de cotas histórico -7,2% e acumulado histórico +12,99%

      http://elenaosurfanada.blogspot.com.br/2016/07/patrimonio-financeiro-jul16-r-15894530.html

      acontece na vida real também

      []s

      Excluir
    28. Anônimo,

      a coluna histórico da tabela do AdP não segue a metodologia do Sistema de Cotas. Ele faz uma média ponderada (que eu lembre, não tenho ctz).

      O que vale é o valor da cota (que indicou prejuízo).

      E, de fato, a soma dos aportes dele foi de 176,7k com patrimônio final de 158,9k, um ROI de -10%.

      Ele está, de fato, tomando prejuízo. Essa rentabilidade histórica de +12,99% é irreal.

      []s!

      Excluir
    29. marcio, que escola é esta que você frequentou que a soma dos aportes deu 176K?

      aqui está dando 140,7 e com patrimonio final de 158,9 dá 12,99%

      você tem certeza que ele está tomando prejuízo?

      Excluir
    30. Anônimo,

      tens razão. Joguei aqui rápido no excel e não percebi que no último aporte acabei colocando 40.000 ao invés de 4.000.

      Neste caso, ele está, de fato, no lucro.

      A pergunta é: se esses mesmos aportes tivessem sido feitos em uma carteira que ao final teria uma cota maior que dele (0,92823), ele teria mais ou menos dinheiro?

      Excluir
    31. agora estou confuso, foi prejuízo de 7% ou lucro de 13%. É uma diferença bem grande 20%. o que deve ser considerado?

      "A pergunta é: se esses mesmos aportes tivessem sido feitos em uma carteira que ao final teria uma cota maior que dele (0,92823), ele teria mais ou menos dinheiro?" existe uma resposta certa para esta pergunta? qual sua opinião marcio?

      Excluir
    32. Pelo sistema d cotas é preju. Veja que a cota incial valia, ao q tudo indica , 01. Então ele está apos todo esse tempo com -7,177%. E o custo de oprotunidade de todos esses anos...

      Excluir
    33. ????

      foi prejuízo positivo ou lucro negativo, é isso? kkkk perdeu 7,177% mas saiu com mais dinheiro no bolso

      custo de oportunidade é considerado pela planilha adp?

      Excluir
    34. Olha aí dimarcinho a confusão que você criou ... rs

      Excluir
    35. Esse aí é o "anônimo confuso". Ele tá sempre confuso. rsrsrsrs

      Excluir
    36. marcio tenho 2 perguntinhas

      foi lucro ou prejuízo?

      qual a resposta para a sua pergunta? "A pergunta é: se esses mesmos aportes tivessem sido feitos em uma carteira que ao final teria uma cota maior que dele (0,92823), ele teria mais ou menos dinheiro?"

      Excluir
    37. dimarcinho

      O EI gentilmente formulou uma pergunta, o qual foi devida e gentilmente respondido pelo AdP.
      O anônimo também teve algumas dúvidas e procurou de maneira cordial encontrar a solução.

      Pare de pagar de fodão, pseudo-sábio. Cara arrogante do caramba.

      Não sei como a blogosfera aguenta esse cara. PQP.

      Anon cansado do pseudoalfismo mental de certo 'blogger'

      Excluir
    38. Anonimo,

      O problema do dimarcinho é que ele acha que todo mundo é idiota e só ele é esperto, por isso tem este comportamento arrogante.

      Pode ser que ele seja realmente muito bom de teoria mas na prática tem resultados pífios, daí o apelido emblemático dado pelo mizifio de "profis".

      A vida não este monte de continhas que ele fica fazendo aqui e ali, baseado em teorias, mas sim um agrupamentos de situações complexas em um ambiente caótico, e se sai melhor aqueles que tomam as melhores decisões práticas neste ambiente.

      Valeu!

      Abraços

      Excluir
    39. EI,

      não me acho melhor que todo mundo é idiota, só vc mesmo.

      []s!

      Excluir
    40. *não me acho melhor que todo mundo e nem acho que todo mundo é idiota, só vc mesmo.

      Excluir
    41. Que eu sou idiota você nem precisava dizer porque todo mundo já sabia.

      Sabendo das minha limitações eu me esforço todos os dias para ser menos idiota.

      Honestamente eu tenho pena de quem não conhece suas próprias limitações, pois normalmente estas pessoas são frustradas, e por isso precisam de auto-afirmação ...

      Excluir
    42. Mas a melhor parte mesmo é esse seu lado de psicólogo estilo House, que acha consegue traçar perfis e conhecer as pessoas baseado em conversas de internet. Pq vc sempre acerta! NA MOSCA!

      É de chorar de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Grande ADP,

    Compartilho de todos os seus FIIs, são bons e duradouros.

    No mais, é seguir nesta linha e aguardar os Juros Compostos fazerem sua parte.

    Abraço e tenha um excelente mês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viver de Contrução,
      Particularmente não gosto dos meus FII's que começam com a letra B, kkkkkk. Pretendo vendê-los em alguma ocasião. Não me pergunte por que não gosto pois em relação a FII ainda sou muito amador, rs.
      Abraços

      Excluir
  10. Olá ADP!
    FAED11B fazendo presença forte na sua carteira de FII... vou acompanhar..


    Suas ações puxaram forte pra cima heim? 170K é logo ali
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Japa,
      FAED é tipo a Cielo de minha carteira de FII's. Os que acompanham o blog há mais tempo vão entender o que estou dizendo.
      Se a bolsa não cair, chego lá, rs.
      Abraços

      Excluir
  11. AdP, verifica o valor do aporte na carteira de ações pq parece que teve um erro de digitação. Só pra confirmar, as suas compras de ações totalizaram +-R$3.500,00 somando aporte+dividendos+resgate dos FII? na planilha de controle de rentabilidade vc coloca o resgate dos FII como retirada na aba desse investimento e esse valor aparece como aporte na carteira de ações? caso negativo, como vc faz a separação?
    Seu blog reflete bem o desempenho da sua carteira: sólido e de se admirar. Mais ainda de se admirar é o quanto você está aportando, vejo poucos comentando esse fato. Já consegue investir mais de 30% da sua renda? Se não for muito invasivo perguntar, compartilha aí quanto está conseguindo segurar pra investir, pois sei que muitos que acompanham o seu blog se sentirão ainda mais motivados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gicolô,
      Meu aporte total neste mês foi de 3.400 reais. Tirei um pouco dos FII e coloquei em ações e distribui meu aporte de 3400 entre ações e TD. Para organizar isso, assumi que o caixa de TD e das ações é zero. O caixa que sobrar é caixa de FII. Considerando todas as entradas e saídas de grana, o resultado final tem que dar +3.400 reais, que é o dinheiro novo. O restante foi matemática e organização.
      Sobre a porcentagem que aporto, todo mundo que aocmpanha o blog sabe que sou servidor público e se eufizer o percentual, saberão meu salário e sabendo meu salário, ficará menos difícil de descobrir meu cargo ou até de me achar.
      Meu aporte normal seria de cerca de 1500 reais. Se eu apertar, consiguiria aportar 2k. Mas ultimamente estou investindo em cursos, alguma pequenas tentativas de microempreendedorismo e pretendo até comprar alguns equipamentos, então meu aporte vai variar, principalmente para baixo.
      Mas não recomendo ninguém a desanimar pois os aportes pequenos (pelo menos a nível de blogosfera o aporte é pequeno) também é aporte. Minha primeira postagem foi referente a janeiro de 2011 e eu tinha uma carteira de 12 mil reais. Em 5 anos tenho quase 170k. Não é nenhuma fortuna, mas mostra que aportes módicos também possuem força.
      Abraços

      Excluir
    2. Entendo perfeitamente AdP, também sou servidor público e compartilho da sua preocupação. Apenas questionei a porcentagem pois valor é algo relativo: aportar 2k com salário de 5k é muito mais complicado do que com salário de 20K. No meu caso, a porcentagem do meu aporte é algo próximo dos 30%, em média uns 2k. Acho interessante a idéia de pensar no aporte como uma despesa fixa, e evitar baixar. Do jeito que as regras prividenciárias estão se encaminhando, não dá pra saber como vai ser quando chegar o nosso tempo, eu particularmente não quero depender da previdência oficial.
      Obrigado mais uma vez, e bons rendimentos a todos nós!

      Excluir
  12. Parabéns pela consistência, nobre Titã! A única rentabilidade da Blogosfera acima da minha! Estou de olho! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Troll,
      É aí que o poder da concentração de carteira mostra sua força. Das minhas 6 ações (BBAS3 nem conta), 5 subiram com força. Mas no fundo não comemoro isso e ainda anuncio que se continuar subindo dessa forma, vou ensaiar algumas vendas, mesmo sabendo que algumas pessoas que visitam o blog (não estou falando de você, ok?) confundem compra de ações com casamento e me acusam de ter perdido o rumo só porque vendi uma ação, como se fosse um crime, rs.
      Abraços

      Excluir
  13. ADP,

    Parabéns pela rentabilidade ótima, ainda mais no anual, rs.

    E a nossa querida M. Dias Branco, curtiu o resultado dela? O mercado eu não preciso nem falar, né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL3, obrigado pela força.
      Gostei sim e tem minha expectativa é que o próximo trimestre virá com lucro histórico. Nada fenomenal, mas que pode indicar a retomada do crescimento.
      Abraços

      Excluir
  14. Excelente resultado, AdP.

    Vi que você está há bastante tempo com pouquíssimas BBAS3 em carteira, sem desfazer-se delas e sem aumentar posição. Você ainda pretende desfazer-se dessa ação ou está revisando a sua exposição a ela?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milhão aos 40,
      Minha ideia é liquidar o BB. Tenho apenas uma posição simbólica.
      Abraços

      Excluir
  15. AP,

    Impressionante o salto da sua carteira desde dez. Bons ativos na carteira ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oshiro,
      Sim, deu uma boa valorizada, graças às ações.
      Abraços

      Excluir
  16. Olá, AdP! Parabéns pelo blog de execelente qualidade!

    Observei que você, de uns tempos para cá, diminuiu quantidade de posts. Saudades dos posts de simulações, que comparava empresas do mesmo setor, e tb de textos sobre outros assuntos.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton,
      A quantidade diminui porque tenho dedicado mais tempo a projetos pessoais. Mas prometo que pelo menos a postagem de fechamento mensal eu faço, rs.
      Abraços

      Excluir
  17. Esta renda variável realmente varia pra caramba! 43% de valorização em 7 meses, loucura.

    Adicionei o seu blog no meu RSS Feed Reader (http://abacusliquid.com/blogosfera/)
    Quando tiver uma oportunidade adicione também o meu novo site no seu reader (http://abacusliquid.com).

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AL,
      Só costumo adicionar blogs com pelo menos 6 meses de vida, mas como seu é a continuação do blog do Uó, ta add.
      Abraços

      Excluir
  18. A subida da MDIA3 ta me surpreendendo, não só pelo preço como também pela rentabilidade, no mais parabéns ADP, voce é um dos mais consistentes aqui da blogosfera e isso mostra o poder que a constância tem no aumento do capital total, abraços e vamos seguindo pra mais um mês longo divisor de águas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JF,
      MDIA3 possui relação inversa com dólar, mesmo assim essa subida surpreendeu.
      Sigamos investindo.
      Abraços

      Excluir
  19. Muito bom ADP. Seu gráfico de comparativo com indices de mercado chega a ser bizarro hahahaha

    ResponderExcluir
  20. Alguém aí reparou que o site do Tesouro Direto não está mais disponibilizando o histórico de preços e taxas atualizado? Os dados só estão atualizados até 08/08/2016 e podem ser consultados em http://www.tesouro.gov.br/tesouro-direto-balanco-e-estatiscas . Alguém conhece algum outro lugar para ver a base histórica de preços atualizada??

    ResponderExcluir
  21. Grande ADP!

    Seu blog eh um dos melhores da blogosfera e me ajudou a me inspirar e criar o meu.
    Muito boa sua carteira de ações.
    Tá tudo no caminho certo. Não conheço a alupar.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Adp, parabéns pela carteira!
    Sou novo no mercado de ações, gostaria de saber onde você consegue os relatorios de dividendos histórico das ações para realizar analise de escolha?
    É POSSIVEL baixar um relatório diario para exportar pra excel com todos os parametros? Abs.

    ResponderExcluir
  23. Economicamente Incorreto, você poderia detalhar um pouco mais como operacionalizar o acompanhamento da evolução do patrimônio que você citou na mensagem de 09 de agosto de 2016 12:02?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diógenes, como você viu na discussão este tema foi bem polêmico e controverso, afinal alguma medição da rentabilidade de uma aplicação com aportes periódicos pode ter significados diferentes dependendo do contexto. Na minha opinião o que interessa mesmo é a comparação com outras alternativas.

      Sobre meu comentário, acho que você está falando deste ponto aqui "O cálculo da rentabilidade por ROI como você disse não significa nada, mas se você fizer o ROI do seu patrimônio e simular o ROI do que seriam os mesmos aportes em um índice ou CDI, é um bom parâmetro de comparação."

      Para operacionalizar isso você teria que pegar uma planilha destas dos ADP que calcula o sistema de cotas e criar 3 abas, uma com o seu patrimônio real e outras simulando a rentabilidade dos índices como CDI e Ibovespa. Ao final você compara o ROI ou mesmo o total de patrimônio entre elas. Se o seu patrimônio está melhor que as demais significa que você fez um investimento melhor que estas opções, mas no caso contrário, teria sido melhor colocar seu $ na(s) outra(s) opção(ões).

      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.